A Igreja Católica jamais ensinou a adorar aos santos ou suas imagens. Adoração somente a Deus! Mas desde o início do cristianismo os cristãos devotam um carinho por Nossa Senhora, São José e pelos Santos e Anjos. Isso nunca foi adoração e nem pecado de idolatria!
Claro que não! Quem afirma isso desconhece as definições de Latria, Hiperdulia, Protodulia e Dulia. Você conhece?
1. Latria: É a adoração devida apenas a Deus. Essa é a honra suprema, um culto de adoração que só pode ser direcionado a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A Latria reconhece a grandeza, a soberania e a infinita perfeição de Deus. Na Latria, oferecemos a Deus a nossa fé, nossa entrega e nosso louvor, reconhecendo-O como o Criador e Senhor de todas as coisas.
2. Hiperdulia: É a veneração especial reservada exclusivamente à Virgem Maria, Mãe de Jesus. Como Maria é a Mãe de Deus e a primeira entre todas as criaturas, a Igreja a honra com um culto especial, acima de qualquer outro santo, mas ainda inferior à adoração que é devida a Deus. A Hiperdulia reconhece a singularidade da missão de Maria na história da salvação e sua intercessão poderosa.
3. Protodulia: Este termo se refere à honra especial dada a São José, o primeiro dos santos depois de Maria. “Proto” significa “primeiro”, e a Protodulia é o culto dado a São José devido ao seu papel singular como pai adotivo de Jesus e esposo de Maria. Embora a honra prestada a São José seja grande, ela ainda é inferior à Hiperdulia de Maria.
4. Dulia: É a veneração prestada aos santos e anjos. A Dulia é uma forma de respeito e honra por aqueles que foram fiéis a Deus, viveram uma vida de santidade e são exemplos para os cristãos. Não é adoração, mas um reconhecimento de suas virtudes e da sua proximidade com Deus, pedindo a sua intercessão.
Em resumo:
• Latria: Adoração somente a Deus.
• Hiperdulia: Veneração especial para Maria.
• Protodulia: Honra especial para São José.
• Dulia: Veneração aos santos e anjos.
Cada forma de culto respeita a dignidade e a função específica de cada pessoa no plano de Deus, distinguindo claramente a adoração devida a Deus da honra prestada àqueles que são Seus servos.
TODO CATÓLICO DEVERIA SABER DISSO!