“Ide por todo mundo, Proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

As quatro Missas do Natal

A liturgia do Natal possui 4 celebrações. São elas:

1 – Missa vespertina (Na tarde do dia 24 de dezembro) — Missa festiva, onde retorna o canto do Glória e reza-se a Profissão de Fé.

2 – Missa da vigília — normalmente à meia-noite (dia 25), mas com frequência adaptada à realidade de cada comunidade ou paróquia e celebrada a partir das 20h do dia 24. É, de fato, a primeira Missa do Natal do Senhor.

3 – Dia 25 — Segunda Missa do Natal, celebrada ao amanhecer.

4 – Já no decorrer do “dia” de Natal é celebrada a Missa da Festividade — terceira Missa.

Cada uma dessas quatro Missas têm leituras e orações próprias.

O tempo do Natal é iniciado com as vésperas, ou seja, no período da tarde do dia 24 e conclui-se no domingo após a Epifania do Senhor (06 de janeiro).

Com a proximidade deste período você pode se perguntar, de qual Missa de Natal devemos participar, já que ocorrem diversas celebrações nos dias 24 e 25 de dezembro.

“O mandamento da Igreja determina e precisa a lei do Senhor: «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis têm obrigação de participar na missa» (102).

«Cumpre o preceito de participar na missa quem a ela assiste onde quer que se celebre em rito católico, quer no próprio dia festivo, quer na tarde do antecedente» (103)” (CIC, 2180).

Dias de preceito ou de guarda são todos os dias que são considerados dever do cristão católico participar da Santa Missa.

Importante saber:
O preceito de missa pode ser cumprido no dia da festa ou na tarde do dia anterior. Por exemplo, se você participar da Missa Vespertina do dia 24 ou das Missas da Vigília, ao Amanhecer ou no decorrer do “dia” de Natal, você terá cumprido o preceito de Natal, proposto pela Igreja.

Nota
No Brasil, os dias com obrigação de ouvir Missa, além de todos os domingos do ano, são o dia 1.º de janeiro, festividade de Santa Maria Mãe de Deus; a festa de Corpus Christi, celebrada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade; o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição; e o Natal de Nosso Senhor, no dia 25 de dezembro. Os demais dias de guarda costumam ser transferidos para o domingo seguinte à data oficial de sua celebração.