A caridade é uma fonte eterna porque Deus é a própria caridade, e nós a praticamos a partir de nossa experiência transformadora com Jesus.
Ao cultivarmos uma memória histórica e vivermos o presente com a certeza de em quem depositamos nossa confiança, as palavras de Santo Agostinho fazem toda a diferença: “O Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro.”
São Paulo VI declarou: “O Natal é o encontro, o grande encontro, o histórico encontro, o decisivo encontro de Deus com a humanidade. Quem tem fé sabe disso e exulte. Os demais, escutem e reflitam.” Que este encontro valioso seja uma celebração consciente de Cristo, que vem nascer em nossos corações.
São Pio de Pietrelcina dizia: “Todas as festas da Igreja são lindas. A Páscoa, sim, é a glorificação. Mas o Natal tem uma ternura, uma doçura infantil que me conquista o coração.” Assim como ele se deixava conquistar pela doçura do recém-nascido, eu e você também precisamos dessa experiência. Quem acolhe a doçura de Deus, que nasce no coração dos que creem, irá semear a paz deste Menino ao longo da vida.
Como fundador da Comunidade Proclamai, desejo que o Natal do Senhor ilumine todos os corações e que todos os lares experimentem a alegria e o valor de celebrar o nascimento de Jesus. Com minha bênção e votos de um Feliz e Santo Natal, encerro com as palavras de São João Paulo II: “O Natal é um tempo de graça, um tempo de amor. É o tempo em que devemos nos alegrar no amor de Deus manifestado em Jesus Cristo.”
Pe. Marcos Paulo Messias Rodrigues
Fundador da Comunidade Proclamai